Oncogênese
- Dr. Alfredo Salim Helito

- 23 de set.
- 1 min de leitura
No processo de oncogênese, ou seja, surgimento do câncer, existe a perda do controle de crescimento de um determinado tecido. As células cancerosas sofrem alterações nos genes que controlam e organizam a proliferação celular, e dessa forma, passam a se comportar de forma independente, não mais respeitando regras para manter os tecidos com volume, forma e funções perfeitos.
Além de proliferarem de forma desordenada, levando a formação de tumores, essas células cancerosas anormais não exercem as funções habituais dos órgãos dos quais se originaram.
O que são metástases?
Outra característica muito importante, e já mencionada das células cancerosas, consiste na capacidade de penetrarem na circulação sanguínea e linfática, alcançando outros órgãos.
Dessa forma, essas células conseguem invadir órgãos a distância, multiplicando-se e formando novas áreas tumorais, ditas metástases.
Quais são as causas do câncer?
De uma maneira simples, podemos afirmar que o surgimento do câncer envolve aspectos genéticos e hereditários, associados a fatores externos desencadeantes. Os antecedentes familiares do indivíduo são muito importantes, principalmente em câncer de mama, ovário, intestino e próstata.
Existem programas de aconselhamento genético baseados em minuciosa história familiar e eventuais exames laboratoriais sofisticados, que permitem a identificação de indivíduos com altíssimo risco de desenvolver câncer.
De 80 a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de amídalas e esôfago, alguns subtipos de Papiloma são os agentes causadores de colo uterino.


Comentários